Situa-se na margem direita do rio Douro no Pinhão sendo, em quase toda a sua extensão, banhada pelo esplendor deste. De uma rara beleza natural e localização excepcional, encontra-se exposta a sul a uma altitude de cerca de 250 metros, factores primordiais para a obtenção de uma perfeita maturação das uvas.
Esta Quinta tem 60 hectares de área de vinha, onde se encontram plantados pés de videira das mais nobres castas do Douro, com predominância de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão, Tinto Cão, Tinta Barroca, entre outras com menos expressão mas igualmente relevantes, fruto de um plano de reestruturação levado a efeito nesta Quinta. Contudo, esta Quinta preserva ainda algumas parcelas, denominadas "Vinhas Velhas", com idade superior a 100 anos.
Todas as vinhas desta Quinta estão classificadas com a letra "A" desde 1932, pela então entidade reguladora, Casa do Douro, dado o seu potencial qualitativo. As vinhas da Quinta da Vista Alegre são parte integrante da bela paisagem do Vale do Douro, cujas imagens ilustram publicações especializadas